publicado a: 2022-08-08

Governo aponta metas exigentes para produção de cereais

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou que Portugal se propõe atingir 38% de produção própria de cereais, reduzindo a dependência externa, no final da reunião do grupo de trabalho de cereais, na qual foi apresentado o ponto de situação da estratégia para o setor, bem como do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

«Propomos atingir 38% de autoaprovisionamento de cereais: o milho com 50%, os praganosos com 20% e o arroz com 80%. São metas muito exigentes», afirmou.

Maria do Céu Antunes disse que a estratégia para os cereais apresenta como objetivos a redução da dependência externa, o aumento das áreas de produção, a criação de valor para a fileira dos cereais e a visibilidade para todo o território.

Apoios

Os meios para aumentar a eficiência produtiva do setor, produzindo «mais e melhor, com menos custos», estão disponíveis no Plano de Desenvolvimento Rural 2020 e no Plano de Recuperação e Resiliência.

A Ministra referiu que também o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum inclui cinco pagamentos ligados para as proteaginosas, cereais praganosos, milho, e sementes certificadas.

Através das medidas agroambientais e dos regimes ecológicos, somam-se ainda ajudas para que os agricultores se preparem para «produzir mais com menos».

Alimentação animal

Acerca do setor da alimentação animal, afetado pela seca e pelos incêndios rurais, Maria do Céu Antunes disse que foram adotadas medidas como o apoio à eletricidade verde e a isenção do IVA nas rações.

Acresce ainda uma medida que utiliza oito milhões de euros da reserva da crise da União Europeia e 16 milhões de euros do Orçamento do Estado para financiar os setores da carne de suínos, aves e ovos e leite de vaca.

Na reunião estiveram presentes as associações setoriais do milho, dos cereais praganosos (trigos, centeio, cevada e aveia) e do arroz.

Comentários