publicado a: 2016-10-13

Governo defende aposta na floricultura e plantas ornamentais

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, esteve ontem no concelho do Montijo, onde visitou empresas do setor da floricultura e plantas ornamentais e realizou no final uma reunião com os empresários. Afirmou que é preciso apostar no setor da floricultura e plantas ornamentais, defendendo ser necessário que os produtores se organizem para ganharem escala nos mercados internacionais.

"Esta zona trata-se de uma área com condições ótimas para a produção da floricultura e plantas ornamentais. Este é um setor importante da agricultura portuguesa, com um valor de produção de 450 milhões de euros por ano, que emprega quase quatro mil pessoas e exporta cerca de 125 milhões de euros", disse em declarações à Lusa o governante.

Luís Vieira explicou que a visita às empresas do Montijo surgiu no seguimento de uma reunião com a associação de produtores do setor e teve como objetivo ajudar a resolver os problemas existentes.

"É necessário que as organizações tenham massa crítica e ganhem presença nos mercados internacionais. Temos que concentrar oferta, ganhar escala, ter volume e as organizações de produtores, com uma gestão empresarial, são uma forma de potenciar estes produtos nos mercados internacionais", explicou.

O governante referiu que o uso dos fitofármacos e as questões da investigação estiveram também em debate nos encontros de hoje, salientando os apoios já dados pelo Governo.

"Informei também que existe o PDR 2020, direcionado para o investimento. Nos meses que este Governo leva já foram aprovados sete mil projetos no valor de 745 milhões de euros, nos quais foram alocados apoios na ordem dos 420 milhões de euros. Quando tomamos posse não havia um único projeto contratado", sublinhou, afirmando que ainda existem projetos em análise.

A terminar, o secretário de Estado da Agricultura defendeu que Portugal deve aproveitar as suas características.

"Já temos um valor significativo de exportação mas podemos crescer mais. Portugal tem vantagens e características diferentes, com muitas horas de sol. Temos 1400 hectares a trabalhar neste setor, com um terço em estufas. A Holanda trabalha em estufa forçada de janeiro a dezembro quase, e nós temos quase oito meses de sol", concluiu.


Fonte: Notícias ao Minuto

Comentários