publicado a: 2019-01-03

Governo Regional apresenta Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apresenta na próxima semana, em São Miguel, o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, um documento orientador e definidor de medidas com vista ao desenvolvimento a médio e longo prazo de um sector agrícola com potencial no arquipélago.

A apresentação do documento será feita, em primeiro lugar, aos apicultores para que estes se possam pronunciar, dando contributos para que o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores possa corresponder efectivamente às necessidades e desafios do sector, realça uma nota de imprensa do Executivo Regional.

Processo “inclusivo e participado”

Por outro lado, pretende o Governo açoriano que todos os agentes ligados à apicultura na Região também se sintam envolvidos neste processo, que “se quer inclusivo e participado, pelo que este Plano será também apresentado em outras ilhas dos Açores e estará disponível para consulta pública no Portal do Governo Regional”.

Acrescenta a mesma nota que a apicultura, para além de ser uma fonte de rendimento, desempenha “um papel muito importante para todo o sector agrícola, seja pelo contributo das abelhas enquanto polinizadoras naturais das culturais agrícolas, seja através da polinização do ecossistema e da manutenção da biodiversidade”.

891 apiários

Nas nove ilhas dos Açores existem 891 apiários e 449 apicultores, sendo que 88% estão concentrados nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Santa Maria.

Em 2019 ficarão ainda concluídos outros importantes documentos orientadores e definidores de políticas agrícolas, em áreas como a horticultura e fruticultura.

Plano Estratégico da Agricultura Biológica

O Governo Regional destaca também que este ano será posto em execução o Plano Estratégico da Agricultura Biológica, com o objectivo de expandir as áreas de produção e oferta de produtos agrícolas e agro-alimentares, com benefícios ambientais, de saúde, mas, igualmente, ao nível de uma maior valorização das produções.

Comentários