publicado a: 2019-01-02

Governo Regional formaliza seguro para 2.900 produtores de banana

Os 2.900 produtores de banana da Região Autónoma da Madeira passam a estar cobertos por um seguro para intempéries, que cobre granizo, chuvas e ventos fortes.

O protocolo entre a GESBA e o Crédito Agrícola foi assinado em 28 de Dezembro, na Secretaria Regional da Agricultura e das Pescas.

De acordo com o secretário regional da Agricultura e das Pescas, Humberto Vasconcelos, este seguro, que terá o custo global de 436 mil euros, será suportado em 35% pela empresa pública e o restante valor será financiado através de fundos comunitários.

Sublinhe-se que esta medida não terá qualquer custo para os bananicultores e vai abranger todos os que entregarem banana em 2018. Já os que entregarem banana em 2019, terão de fazer o seguro individual e só em 2020 vão poder aceder a este seguro coletivo.

Humberto Vasconcelos frisou que este ano o Governo Regional vai suportar cerca de quase um milhão de euros para toda a produção de banana pedida nas intempéries.

Para o ano de 2018, são esperadas 17 mil toneladas de banana. Em 2017, foram produzidas 22 mil toneladas deste fruto, número este que o secretário regional prevê que volte a ser alcançado em 2019.

Fonte: JM

Comentários