publicado a: 2022-01-19

H2OptiDemo | Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria

O projeto H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria, que congrega o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN‐ CC), a Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), a Hidrosoph, SA a Campotec, SA e a Torriba, SA foi, recentemente aprovado, e já em curso, tem o financiamento da entidade promotora, a Fundação Calouste Gulbenkian.

Dando resposta ao repto proposto pelo Programa da Gulbenkian para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como um dos principais objetivos para o desenvolvimento sustentável, estimular novas práticas de produção e consumo mais sustentáveis através do uso eficiente de recursos.

No âmbito deste programa, a Gulbenkian dinamizou um concurso para projetos de demonstração de boas práticas na gestão da água de rega.

Em resposta a este desafio surgiu o Projeto H2OptiDemo.

Este projeto com a duração de um ano, pretende durante este espaço temporal tirar partido das valências que cada uma das entidades parceiras e como objetivo otimizar a demonstração de boas práticas na gestão da água de rega em maçã, pera e tomate de indústria nas duas principais zonas geográficas a nível nacional em que estas culturas são produzidas, o Oeste e o Ribatejo.

Mais informações sobre o projeto em: https://www.cothn.pt/publicfiles/sfu2tteoqd6riy4lmuri1shrzleflauimlqnmlba.pdf

Comentários