publicado a: 2020-04-13

Impressionante queda de granizo num domingo de Páscoa sem precedentes

Tal como se suspeitava, o domingo de Páscoa acabou por ser influenciado por um rápido e intenso episódio de queda de granizo, com trovoada e aguaceiros à mistura.

As nuvens escuras e de forte desenvolvimento vertical abundavam pelo Alentejo, pelo Algarve, em algumas localidades do interior da região Centro e do interior Norte, originando imagens impressionantes e um verdadeiro espetáculo da Mãe Natureza.


Neste Domingo de Ressurreição, o estado do tempo alterou-se drasticamente, já associado aos sistemas de baixas pressões mencionados na nossa previsão de sexta-feira. Em Torres Novas foi bem visível a quantidade de ‘bolas’ de granizo que caíram num curto espaço de tempo.

No Alentejo e no Algarve, em localidades como Évora, Portalegre e Aljustrel,a queda de granizo teve um impacto de tal forma colossal que o solo ficou subitamente coberto de um manto branco semelhante a neve.

Também existem relatos de trovoada e queda de granizo em localidades mais a norte, como em Viseu e Manteigas. Este tipo de fenómenos meteorológicos adversos são prejudiciais para a agricultura, porque destroem as culturas essenciais para os bens alimentares que adquirem ainda maior importância durante a crise sem precedentes como a que estamos a viver agora.

Para a história, o domingo de Páscoa do ano de 2020 ficará gravado como um dia interessante para a meteorologia.

Comentários