publicado a: 2024-05-14

Investigadores e agricultores da UE visitam Quinta do Gradil para conhecer projetos vitivinícolas

Cerca de 50 visitantes provenientes de vários países da União Europeia, que se encontravam em Portugal para participar na conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”, deslocaram-se à Quinta do Gradil, no Cadaval, em plena Região Vinhateira de Lisboa, para conhecer os resultados produzidos por dois projetos de Grupos Operacionais nesta fileira.

A visita foi organizada pela Rede Nacional PAC em colaboração com a ATEVA (Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo), com o objetivo de dar a conhecer aos presentes os Grupos Operacionais (GO) “NEP - Produção de culturas com elevada Eficiência de Uso do Azoto para uma melhor gestão da água” e “IntenSusVITI - Intensificação sustentável da vitivinicultura através da poda mecânica”.

O GO “NEP - Produção de culturas com elevada Eficiência de Uso do Azoto para uma melhor gestão da água” foi apresentado por Cláudia Marques dos Santos, do Instituto Superior Agronomia da Universidade de Lisboa. O projeto desenvolveu dois novos produtos agrícolas com baixo teor de nitrogénio: o tomate para indústria e uva para produção de vinho, além de ter permitido o desenvolvimento de novas tecnologias que permitem diminuir a poluição causada pelo excesso de Nitrogénio (Azoto) no ambiente.

O outro Grupo Operacional em destaque foi o “IntenSusVITI - Intensificação sustentável da vitivinicultura através da poda mecânica”, que se propôs a desenvolver um processo de intensificação sustentável da vitivinicultura, visando o aumento da produtividade da vinha, através de soluções tecnologicamente inovadoras, centradas na mecanização da poda.

A apresentação dos resultados deste GO esteve a cargo de Amândio Cruz, conselheiro agrícola e parceiro no projeto, que demonstrou os resultados obtidos com as tecnologias implementadas nos campos de demonstração, com recurso à “poda mecânica em sebe”. à “não mobilização do solo”, assim como a “fertilização com materiais orgânicos”. Entre outros.

A visita à Quinta do Gradil, para além de ter constituído um excelente momento de networking entre os especialistas presentes, permitiu também testemunhar um conjunto de práticas sustentáveis que permitem a obtenção de uvas com uma baixa pegada de carbono e ecológica.

A Quinta do Gradil, local selecionado para esta visita, é uma das herdades mais antigas da região e está localizada no sopé ocidental da Serra de Montejunto. A propriedade tem marcas históricas seculares e representa um significativo marco arquitetónico, ocupando uma área de 200ha, dos quais 120 estão plantados com vinha.

Aceda aqui para mais informações sobre a Quinta do Gradil e fique a conhecer no vídeo abaixo a apresentação da exploração, por Patrícia Leal, da Quinta do Gradil.


Comentários