publicado a: 2018-12-11

Irrigants d’Europe participou em congresso do milho em França

A Irrigants d’Europe, associação europeia que tem como objectivo oficial a defesa e o desenvolvimento do sector da agricultura de regadio na Europa, participou no XIII Congresso Anual do Milho, que decorreu na comuna de Mulhouse, em França, nos dias 21 e 22 de Novembro. José Núncio, presidente da Irrigants d’Europe no primeiro mandato (até 2020), referiu no congresso que «a agricultura precisa de ser reconhecida como um sector fundamental na Europa, social e economicamente», e que «para que isso se materialize é preciso uma aposta forte no regadio».

O também presidente da Fenareg (Federação Nacional de Regantes de Portugal) apelou a que o sector se una na defesa do regadio, «num momento crucial de renegociação da Política Agrícola Comum (PAC) e da Directiva Quadro da Água». «O regadio e a gestão da água são decisivos para a agricultura sustentável em Portugal, mas também para a Europa, respondendo aos desafios da segurança alimentar e das alterações climáticas. É por isso importante desenvolver uma estratégia europeia, a médio e longo prazo, que permita acompanhar as evoluções do sector», acrescentou José Núncio.

Por ocasião do congresso, a Irrigants d’Europe também realizou uma reunião entre os seus membros. Esta associação foi fundada em 2017 e os seus actuais membros representam 75% da área de regadio na Europa (7,7 milhões de hectares de um total de 10,2 milhões de hectares).

Comentários