publicado a: 2019-03-21

Madeira "Tem sido referência" na utilização regrada de químicos na agricultura", diz secretário

A utilização de produtos químicos na agricultura é uma preocupação, e a Madeira, tem evoluído nesse sentido, destacou ontem o secretário regional de Agricultura e Pescas, no arranque das jornadas de formação em Produção Integrada, que junta técnicos e formadores provenientes das Canárias e Açores.

“A Madeira tem investido muito nos cuidados a ter na utilização de produtos fitofármacos nas culturas. Queremos reduzir, cada vez mais, o número de produtos químicos a utilizar na agricultura”, referiu Humberto Vasconcelos, sublinhando o trabalho desenvolvido através das formações realizadas na Escola Agrícola da Madeira. O objetivo, realça, é diminuir as produções agressivas, promovendo a defesa do meio ambiente, e também da saúde humana.

Para o governante, a evolução tem sido positiva nesse aspeto, e a Madeira “tem sido uma referência do ponto de vista da utilização desses produtos”.

“Uma prova disso é que, através do laboratório regional, temos feito várias análises, de várias culturas, e temos respeitado todos os parâmetros que são importantes para a defesa da utilização dos produtos para os humanos. Assim, a nossa agricultura é mais segura, a utilização de produtos químicos é feita de forma muito regrada, e a produção integrada, que é, no fundo, uma situação intermédia entre a utilização de químicos e agricultura biológica, tem evoluído muito, e progressivamente temos reduzido o número de utilização de produtos químicos na agricultura”, explicou o secretário.

“Ainda se utilizam alguns químicos, que são necessários, quando é preciso combater algumas doenças, mas essa utilização é feita de uma forma muito mais criteriosa, com menores quantidades”, garantiu.

Humberto Vasconcelos frisou ainda a qualidade dos produtos regionais, estabelecendo uma comparação com produtos importados, que “utilizam muito mais químicos”.

“Temos evoluído muito positivamente, através de um trabalho técnico muito grande, e estas jornadas permitem fazer uma partilha de conhecimento entre as regiões”, disse, a concluir, o secretário, considerando que a agricultura madeirense “tem crescido sustentadamente”.

“A Madeira não só tira experiências como também transmite muita experiência”, afirmou, enaltecendo a qualidade dos técnicos dos quatro arquipélagos envolvidos nas jornadas.

O PERVEMAC II (Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia), na continuidade do anterior PERVEMAC, é um projeto de cooperação na investigação e desenvolvimento sobre o impacto dos resíduos de pesticidas, microtoxinas e metais pesados presentes nos produtos vegetais na saúde dos consumidores da região da Macaronésia.

As jornadas de formação em Produção Integrada têm por objetivo proporcionar conhecimentos atualizados aos técnicos da Direção Regional de Agricultura e da GESBA, em três culturas de grande importância para o desenvolvimento da agricultura regional, como são as da bananeira, do abacateiro e do mangueiro, decorrendo esta quarta, quinta e sexta-feira.

Fonte: JM

Comentários