publicado a: 2019-04-03

Mais de mil candidaturas para substituir eucaliptos por folhosas

A medida para apoiar a reconversão de eucaliptais em povoamentos de espécies de crescimento lento recebeu 1.140 candidaturas, abrangendo um total de 118 mil hectares de área florestal.

Questionado pela agência Lusa, o gabinete da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural referiu que as candidaturas a esta medida, com uma dotação global de 36 milhões de euros, encontram-se agora em fase de análise.

A medida, com a sua dotação distribuída de forma regionalizada, tem como objetivos «promover a adaptação da floresta às alterações climáticas e a mitigação dos seus efeitos, e promover a reabilitação de povoamentos em más condições vegetativas», bem como a reconversão de eucaliptais «em áreas ecologicamente desajustadas em povoamentos de espécies de crescimento lento», explicou a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Na resposta à agência Lusa, é referido que o maior número de candidaturas registou-se na região do Alentejo e Lezíria do Tejo, com um total de 600 candidaturas, apesar de não ser a região com maior dotação dentro desta medida, 9,5 milhões de euros.

O Centro e Pinhal Interior, com 14 milhões de euros de dotação dentro do programa, registou 229 candidaturas, e o Norte, com 10 milhões de euros disponíveis, contou com 177 candidaturas.

Registaram-se ainda 123 candidaturas no Algarve, 1,5 milhões de euros disponíveis, e 11 candidaturas para a zona de Lisboa, um milhão de euros.

Comentários