publicado a: 2018-06-22

Manipulação genética torna porcos imunes a uma doença devastadora e muito cara

Cientistas conseguiram tornar porcos imunes a uma doença que sai extremamente cara à indústria pecuária em todo o mundo - para não falar do dano provocado à saúde dos animais. A doença é a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos, e a técnica agora inventada consiste em cortar uma pequena porção de um gene no código de ADN dos animais - retirando a parte do receptor à qual o vírus da doença se cola.

O resultado foi que, quando a seguir os porcos foram expostos os vírus, eles não contraíram a doença. "É o que chamamos imunidade completa", explicou Christine Tait-Burkard, do Instituto Roslin (Edimburgo), que conduziu o estudo com o apoio dA Genus Pic, uma das maiores empresas na área da reprodução dos suínos.

"O porco resultante ainda é 100% porco... ou 99,9999999% porco", acrescentou Tait-Burkard. "Apenas com uma pequena secção cortada". Numa alusão ao medo dos alimentos geneticamente modificados, que ainda é muito comum na Europa - não tanto nos EUA - garantiu: "Não é nada novo de que as pessoas devam ter medo".

PROMESSAS E AVISOS

Tudo o que esta técnica faz, diz a cientista, é "favorecer o bem-estar animal, pois os animais não terão uma doença bastante devastadora". Ainda por cima a mudança é permanente, quer dizer, as gerações seguintes de porcos já vêm com a mesma resistência à doença.

Uma vez implementada em larga escala - o que ainda deverá levar algum tempo - a técnica promete poupar anualmente milhares de milhões de euros aos produtores na Europa e nos Estados Unidos. Além disso, terá o efeito de reduzir a quantidade de antibióticos dados aos animais, assim ajudando a combater um problema bastante visível nos nossos dias, que afeta direta e indiretamente a saúde humana.

Apesar das vantagens anunciadas, nem toda a gente se mostrou entusiástica. Uma representante da Associação do Solo, que pratica a agricultura biológica, avisou: "Se a edição genética é usada para resistência à doença e não encoraja as empresas a mudarem a forma como mantêm os seus porcos para não contraírem a doença à partida, então torna-se um problema em vez da solução"

Comentários