publicado a: 2020-04-27

Manual de Multiplicação de Espécies Quercus L está disponível online

A Universidade de Évora (UÉ) e o Centro de Pesquisa Científica e Tecnológica da Extremadura (Cicytex) publicaram um manual sobre técnicas para a germinação, desenvolvimento e multiplicação de sementes de cinco espécies do género Quercus, vulneráveis na Península Ibérica. O manual está já disponível online.

Desenvolvido no âmbito do projecto Life-Relict (Preserving Continental Laurissilva Relics) por investigadores do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ e da Unidade de Biodiversidade Vegetal Cicytex, o Manual de Multiplicação de Espécies Quercus L descreve, por um lado, as características botânicas e ecológicas de cinco espécies Quercus, bem como o protocolo que se deverá seguir na caracterização de sementes, recolha, armazenamento e desenvolvimento destas para a multiplicação e cultivo em viveiros.

As espécies ali descritas referem-se a Quercus canariensis willd., Quercus estremadurensis O. Schwatz; Quercus marianica C.Vimioso, Quercus pyrenaica Will e Quercus róbur L. sub, broteroana O.Schwartz., recordando que Quercus era o nome pelo qual os romanos chamavam aos carvalhos em geral, constituídos por mais de 800 espécies, incluindo Quercus ilex L. (azinheira) e Quercus suber L. (sobreiro).

O documento contempla, ainda, um capítulo dedicado aos equipamentos e instalações tais como viveiros, estufas, câmaras de germinação ou irrigação.

...continuar a ler em Agricultura e Mar Actual



Comentários