publicado a: 2021-01-26

Ministra da Agricultura saúda resiliência do setor em ano de pandemia

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na audição na Comissão de Agricultura e Mar, Assembleia da República, 20 janeiro 2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, destacaram a importância do setor agrícola, perante uma pandemia sem precedentes a nível mundial na audição na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República.

«Perante as dificuldades, o setor agrícola e agroalimentar português não escapou a estas provações. Perante as dificuldades, não parou, adaptou-se e mostrou toda a sua capacidade e resiliência, garantindo alimentos frescos, seguros e saudáveis, nas mesas das nossas famílias», afirmou Maria do Céu Antunes.

A Ministra sublinhou ainda que o Governo «esteve e está ao lado dos agricultores, produtores e empresários, acompanhando e monitorizando a situação no terreno. Foram atribuídos apoios para garantir tesouraria, previsibilidade e liquidez às empresas e produtores para prosseguirem o seu trabalho».

Ao longo do ano de 2020 foram efetuados pagamentos ao sector agrícola e florestal no valor de 1582 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 168 milhões de euros face ao ano anterior.

A Ministra destacou a importância da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e garantiu que trabalhará para concluir negociação da reforma da política agrícola comum (PAC), que é fundamental para a transição ambiental e digital, através da promoção de uma agricultura mais verde e resiliente, que contribua para a autonomia estratégica da União Europeia e o desenvolvimento das zonas rurais.

Maria do Céu Antunes, revelou também alguns dos objetivos definidos para o setor:

  • Financiamento para reforçar a segurança, a qualidade e a sustentabilidade da nossa produção agrícola;
  • Valorização da agricultura familiar e desenvolvimento da agricultura biológica;
  • Continuidade da execução do PDR2020, um instrumento fundamental para o setor;
  • Prosseguir o trabalho crucial desenvolvido com o Programa Nacional de Regadios;
  • Aumentar o trabalho de internacionalização, de forma a continuar o crescimento das exportações e do reconhecimento dos produtos portugueses;
  • Reforçar os meios dos organismos do Ministério da Agricultura, nomeadamente da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, de forma a ter cada vez mais capacidade para assegurar a segurança dos alimentos e apoiar uma produção agrícola e pecuária sustentável, prosseguindo os objetivos do programa One Health das Nações Unidas;
  • Reprogramação do PDR2020 e decisões ao nível dos pagamentos diretos.

Maria do Céu Antunes realçou o papel da agricultura no combate ao abandono dos territórios e na sua gestão ativa, e afirmou que o Governo está a trabalhar para que Portugal seja cada vez mais uma referência a nível global, não só na qualidade dos produtos, mas também na forma como os produz.

«Queremos uma agricultura mais atrativa, mais moderna, mais resiliente e cada vez mais sustentável, sem deixar ninguém para trás», disse.

Comentários