publicado a: 2015-09-16

Municípios portugueses podem candidatar-se ao título de “Cidade do Vinho 2016” até 23 de outubro

Os municípios portugueses interessados em apresentar uma candidatura ao título de “Cidade do Vinho 2016” podem fazê-lo até dia 23 de outubro, junto da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A “Cidade do Vinho” é uma iniciativa promovida pela AMPV, com o intuito de contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património dos territórios.

Aos municípios cabe elaborar um programa anual de ações culturais, de formação e sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional, e respetivo orçamento.

O programa apresentado pela cidade candidata deve ter dimensão nacional e deve explorar as suas particularidades e dar provas de criatividade, tendo em conta critérios como o reforço da sensibilidade para a cultura e tradições do vinho, mobilização da comunidade, consolidar os vínculos com a região e com todos os territórios vitivinícolas portugueses, entre outros.

Como requisitos para a apresentação da candidatura, há que ter em conta o facto do município ser sócio da AMPV, caso não seja, deverá primeiramente formalizar a sua adesão antes de apresentar a candidatura. A cidade candidata deverá igualmente fazer acompanhar do plano anual de atividades um orçamento para a realização das atividades previstas na candidatura.

As candidaturas serão valorizadas tendo em conta alguns fatores, entre os quais, a realização de atividades com parcerias público/privadas, elaboração de campanha de difusão nos meios de comunicação locais/regionais/nacionais, a periodicidade ou distribuição temporal das atividades, a diversidade das atividades propostas e número de entidades envolvidas e criação de um projeto catalisador para o desenvolvimento da cidade.

Regulamento
Formulário


Fonte: AMPV


Comentários