publicado a: 2015-11-03

O TTIP gera grande desconfiança no meio vitivinícola

As negociações do tratado de livre comércio com os Estados Unidos, chamado TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership) estão a levantar grandes desconfianças no meio vitivinícola europeu.

Numa nota explicativa, a Comissária Cecilia Malmström veio dizer que este acordo só irá facilitar a vida às pequenas e médias empresas, pois vai ajudar a resolver os problemas burocráticos que, por vezes, se põem às exportações para os Estados Unidos.

A Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) mostrou-se muito céptica com o andamento das negociações e com a posição da Comissão e mostrou grande desconfiança sobre as futuras propostas da Comissão, que acusa estarem envoltas em grande secretismo.

Mais do que as questões tarifárias, o problema são as normas em vigor no continente europeu, que, por vezes, são causadoras de distorções de concorrência.

O maior problema coloca-se ao nível do reconhecimento de certas denominações de origem, onde se inclui o vinho do Porto e que os americanos querem considerar do domínio público.

Torna-se, portanto, imprescindível que a Comissão defenda as denominações de origem, uma vez que elas são uma grande mais-valia para a produção europeia.


Fonte: Agroinfo

Comentários