publicado a: 2023-09-07

OLIVUM lança debate sobre os novos desafios para a olivicultura nacional na Agroglobal

A OLIVUM, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, realizou, em parceria com a Consulai, um seminário na Agroglobal que teve lugar ontem, dia 6 de setembro, no CNEMA, em Santarém. Sob o tema “Novos desafios para a olivicultura nacional”, a maior feira agrícola de Portugal recebeu, a convite da OLIVUM, um painel de especialistas para discutir temas cruciais sobre a olivicultura e sustentabilidade no olival.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente da Associação, Pedro Lopes, que enfatizou a importância da olivicultura em Portugal e delineou os desafios e oportunidades que os profissionais enfrentam atualmente. “O setor continua a transformar-se. Está a tornar-se ainda mais moderno, tecnológico e sustentável. Mas para que seja possível acompanhar essas mudanças e estabelecer padrões elevados do setor é fundamental reforçar a inovação, cooperação e resiliência por forma a enfrentar os desafios em constante evolução no setor”, comentou Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM.

O primeiro painel de discussão foi lançado por Gonçalo Moreira, Coordenador do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), que sublinhou a importância deste projeto pioneiro a nível mundial, promovido pela OLIVUM, em parceria com a Universidade de Évora. Nesta intervenção, o responsável apresentou reflexões valiosas sobre a sustentabilidade no olival, destacando a importância de práticas agrícolas responsáveis e o seu impacto positivo na produção de azeite. “O PSAA está já na sua segunda fase e os resultados não podiam ser mais animadores. Falamos de uma ferramenta que irá capacitar os produtores e fortalecer a posição de Portugal como líder mundial na produção de azeite de qualidade, combinando tradição, inovação e sustentabilidade”, referiu o responsável.

O Olivoturismo também esteve em análise, no segundo painel de discussão, enquanto um dos grandes desafios do setor. “Portugal tem um clima único para a produção de azeite. Este nicho de turismo é uma excelente oportunidade para demonstrar práticas sustentáveis que aliam os conceitos de modernidade, património, criatividade e tradição”, acrescentou Pedro Lopes.

A participação da OLIVUM na Agroglobal reflete o compromisso da Associação em apoiar e promover, de forma contínua, a olivicultura sustentável em Portugal. A associação continua a ser uma voz influente no setor e a colaborar ativamente com profissionais agrícolas para enfrentar os desafios e oportunidades em constante mudança.


Uma informação:

Comentários