publicado a: 2018-10-04

Os EUA são o principal fornecedor de soja da UE com uma quota de 52 por cento

De acordo com uma publicação da Comissão Europeia, os dados mais recentes sobre as importações de soja para a União Europeia demonstram que os Estados Unidos da América são o principal fornecedor de soja da União Europeia alcançando uma quota de 52 por cento, em comparação com 25 por cento no mesmo período do último ano.

Recentemente, os presidentes Juncker e Trump emitiram uma conjunta, na qual as duas partes acordaram intensificar as trocas comerciais em vários setores e produtos, nomeadamente soja.

Segundo a comunicação da Comissão, em comparação com as 12 primeiras semanas da campanha de comercialização de 2017, de julho a meados de setembro, as importações para a União Europeia (UE) de soja proveniente dos Estados Unidos registam um aumento de 133 por cento, para 1 473 749 toneladas.

No primeiro relatório, a 1 de agosto, nas primeiras cinco semanas da atual campanha de comercialização, as importações ascenderam a 360 mil toneladas, o que corresponde a um aumento de 280 por cento em relação ao ano anterior.

A quota dos EUA de importações de soja para a UE é agora de 52 por cento, o que coloca o país à frente do Brasil, com 40 por cento, o segundo fornecedor da UE, seguidos pelo Canadá e o Paraguai, com 2,3 e o Uruguai, com 1,7 por cento.

Atualmente, a UE importa cerca de 14 milhões de toneladas de soja por ano como fonte de proteínas para alimentação animal, incluindo galinhas, suínos e bovinos, bem como para a produção de leite. Graças aos seus preços competitivos, a soja proveniente dos EUA constitui uma opção de alimentação animal muito atrativa para os importadores e utilizadores europeus.

Comentários