publicado a: 2023-05-30

Ovos gigantes são arte na FNA23

Este ano, a organização da FNA23 - Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém - acrescenta valor a este evento de expressão nacional privilegiando, pela primeira vez, o generoso espaço da entrada principal com uma intervenção de teor artístico. Henk Hofstra, performer de arte urbana de origem holandesa aceitou o nosso convite para expôr um dos seus projetos desafiadores que retratam aspetos polémicos e convidam a uma reflexão e a um olhar diferente sobre o mundo que nos rodeia, neste caso sobre o impacto na agricultura.

“Eggcident” é uma instalação que já esteve patente em várias cidades do mundo como Roterdão, São Petersburgo, Nova York, Santiago do Chile e Wuhan (China) - agora, estará em Santarém. Uma surpreendente exposição de ovos estrelados gigantes faz a ponte entre o tema da FNA23 - o Ovo - e a problemática das alterações climáticas, também tão relevante para a atividade agrícola. O desafio é imaginarmos que o solo que pisamos ficaria tão quente que poderia fritar um ovo... E rapidamente concluirmos que um mundo assim, não é viável. Nas palavras do artista estes ovos estrelados são simultaneamente um aviso e um sinal de esperança. Alerta-se que estamos a destruir o planeta e a biodiversidade, que ainda não entendemos que temos apenas um lar: a terra. Por outro lado, estes ovos em forma de rosto humano que se beijam entre si representam a esperança numa nova vida, num futuro brilhante para a próxima geração.

Porque em agricultura se trabalha não só na alimentação mas também no bem-estar da população, assim se desenha o repto para a mudança na qual todos podemos participar.

A inauguração deste acontecimento artístico será na abertura da FNA23, dia 3 de Junho, às 11h00, no CNEMA, Santarém, onde Henk Hofstra estará presente.


Mais informações no site do evento

Comentários