publicado a: 2015-11-04

Perspetivas de produção de cereais e oleaginosas na UE

A Comissão Europeia disponibilizou recentemente a sua análise da situação e previsões de futuro do mercado dos cereais e oleaginosas.

Este documento foi recentemente discutido no Comité OGM única (culturas arvenses) e recebemos um resumo das conclusões feitas pelo Secretário-geral, que publicamos, devido ao seu interesse.

Principais elementos:

  • Ao nível do trigo, a conjuntura caracteriza-se pela revisão de uma produção em alta, superior às necessidades de consumo e recuperação de stocks;
  • No milho, as previsões de produção são inferiores à procura, com uma quebra de stocks;
  • Na cevada, deparamos-nos com níveis de oferta e procura equilibrados, bem como uma relativa estabilidade de stocks;
  • Nas oleaginosas, o mercado mundial deverá registar uma quebra na produção, devido à redução na colza, registando-se uma tendência altista na soja.
  • Na União Europeia, confirma-se uma diminuição na oferta de cereais (cerca de 7% devido à redução no milho) e oleaginosas (sobretudo na colza e girassol), com uma inversão na produção de proteaginosas, que está relativamente em alta, mas insuficiente para fazer face às necessidades.
  • Quanto ao regime de importação de milho de Países Terceiros (abatimento), foram ultrapassadas as quotas atribuídas a Portugal e Espanha, mantendo-se os direitos a zero; para Portugal foram importadas 520 816 tons.

Em conclusão, estamos perante um mercado mundial relativamente bem abastecido, sobretudo ao nível dos cereais e soja, pelo que é de esperar a manutenção da recente tendência de preços, pese embora a relação euro/dólar e os preços do petróleo sejam determinantes para a evolução das cotações.


Fonte: Agroinfo

Comentários