publicado a: 2016-09-23

Plano de ação para controlo da estenfiliose

Foi publicado hoje, dia 23 de setembro de 2016, em Diário da República, o Despacho nº 11400/2016 que determina a constituição de um grupo de trabalho, que terá como missão elaborar um plano de ação para controlar a estenfiliose, uma doença que está a afetar a produção e a qualidade da pera rocha.

Considerando a necessidade de controlar a estenfiliose, uma doença que está a afetar a produção e a qualidade da pera rocha e para a qual não existem ainda produtos fitofármacos que consigam neutralizar esta praga de uma forma eficaz, determino a constituição de um grupo de trabalho, que terá como missão elaborar um plano de ação para controlo desta doença.

1. O plano de ação deverá contemplar, nomeadamente, as seguintes vertentes:

a) Identificação das necessidades de linhas de investigação e de desenvolvimento experimental, incluindo o estudo de medidas alternativas ou complementares à luta química;

b) Estabelecimento das medidas a implementar para monitorização do fungo;

c) Sensibilização/informação dos produtores.

2. O referido grupo de trabalho será constituído pelas seguintes entidades: INIAV, que preside; DGAV; DRAPLVT; ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha); COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional).

3. O grupo de trabalho deverá apresentar conclusões no prazo de noventa dias a contar da publicação do presente despacho.

16 de setembro de 2016. - O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.


Extracto do Diário da República original (PDF)

Comentários