publicado a: 2019-10-24

Plano nacional de combate às resistências aos antimicrobianos - Uma só Saúde 2019-2023

No âmbito do conceito “Uma Só Saúde”, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Alimentação e Veterinária e a Agência Portuguesa do Ambiente, homologaram o Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos 2019-2023 (PNCRAM).

A resistência aos antimicrobianos (RAM) é uma ameaça global grave e crescente à saúde humana e animal e por isso considerada pela comunidade científica, mas também pelos governos e organizações internacionais, uma questão prioritária.

Neste pressuposto e dadas as importantes e interdependentes dimensões humana, animal e ambiental da resistência aos antimicrobianos e consequente necessidade de uma abordagem holística e multissetorial, considerou-se imprescindível o desenvolvimento de uma estratégia nacional eficaz e comum aos ministérios da Saúde, da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ambiente e Transição Energética.

Assim, no âmbito do conceito “Uma Só Saúde”, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Alimentação e Veterinária e a Agência Portuguesa do Ambiente, homologaram o Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos 2019-2023 (PNCRAM). Reconhecendo que a resistência aos antimicrobianos pode ser minimizada e que as medidas práticas viáveis no combate àquele fenómeno são sobejamente conhecidas e devem ser adotadas e aplicadas de forma generalizada, as partes envolvidas assumem assim, através da implementação do PNCRAM, o compromisso ao mais alto nível no combate à resistência aos antimicrobianos.

Comentários