publicado a: 2019-01-14

Portugal Inovação Social destina 1 milhão de euros para revitalizar Pinhal Interior

A iniciativa pública Portugal Inovação Social abriu um concurso que vai destinar um milhão de euros para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior mais afetados pelos incêndios de 2017.

Lançado ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, no âmbito do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, o concurso tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

«Estas iniciativas deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego», refere a Portugal Inovação Social, em comunicado.

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto «tem o duplo objetivo de, por um lado, estimular o desenvolvimento de projetos inovadores que tenham por missão resolver problemas sociais e, por outro, dinamizar a prática de investimento social, uma vez que pelo menos 30 por cento do custo total do projeto deve ser suportado por um ou vários investidores sociais, públicos ou privados».

«Os restantes 70 por cento são suportados pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego», explica o comunicado, acrescentando que o período de candidaturas termina no dia 28 de fevereiro deste ano.

Até à data, a iniciativa pública Portugal Inovação Social aprovou 217 projetos nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, num total de 29,5 milhões de euros.

Os projetos apoiados foram aprovados em sete concursos realizados ao abrigo dos instrumentos de financiamento Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social.

Comentários