publicado a: 2023-04-04

Preços ao consumidor e análise da cadeia de valor das fileiras

O Ministério da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura (GPP), assinou os contratos que permitirão a obtenção de informação de preços no consumidor e a metodologia de análise da cadeia de valor das fileiras.

Este procedimento é considerado, pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, essencial, «uma vez que a conclusão de mais uma etapa nos objetivos do Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efetivamente pago pelo consumidor». A celebração destes contratos vai permitir compilar os dados referentes ao preço dos alimentos nos últimos três (3) anos e, posteriormente, fazer um acompanhamento mensal dos preços praticados no consumidor.

Assim, para a execução dos objetivos definidos, o GPP assinou contratos com a Euroteste - Marketing e Opinião, S.A., para a aquisição de serviços de informação e acompanhamento dos preços pagos pelos consumidores, que contemplam a recolha semanal para os anos 2023 e 2024 e o histórico de informação relativamente aos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, e com a CONSULAI - Consultoria Agro-Industrial, Lda, para a aquisição de uma metodologia de análise das fileiras, que permita identificar os principais fluxos e circuitos comerciais, os pontos críticos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e a caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas.

Para Maria do Céu Antunes, «potenciar o conhecimento e acompanhamento de toda a cadeia agroalimentar é fundamental para a boa decisão na formulação das políticas públicas e permitirá, a todo o momento, calibrar os apoios e orientá-los em função do contexto de mercado. Aliás, foi já assim, com a informação disponibilizada pelo Observatório, que foi orientada a decisão da medida excecional, recentemente acordada com o setor, que consiste num apoio de 180 milhões de euros».

Recorde-se que o Observatório de Preços «Nacional é Sustentável», criado por despacho do Ministério da Agricultura e Alimentação e do Ministério da Economia e Mar, visa garantir um acompanhamento eficaz dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar, do produtor ao consumidor.

Comentários