publicado a: 2015-02-09

Os preços dos produtos agrícolas continuam a descer a nível mundial

Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o índex mundial de preços dos produtos agrícolas caiu em Janeiro, mantendo a tendência de descida, que se iniciou em Abril de 2014.

A oferta continua a subir, enquanto na procura existe numa certa estagnação, pois os países mais importantes têm stocks consideráveis.

Uma das razões desta situação está na produção recorde de cereais em 2014, que deve ter atingido as 2534 milhões de toneladas.

A baixa do preço do petróleo pode ter consequências na baixa do custo de produção de produtos agrícolas, incentivando o aumento da sua produção. No entanto, a baixa de preços não é generalizada a todos os produtos, pois, devido às flutuações monetárias, a situação é diferente de país para país.

Na União Europeia, um euro fraco potenciou as exportações, sobretudo ao nível dos cereais. Ao mesmo tempo, as importações da China estão em baixa.

Entretanto, as previsões de produção de cereais em todo o hemisfério norte são muito boas e as previsões de stocks para o fim da campanha 2014/2015 são muito elevadas, situando-se nos 622,7 milhões de toneladas.

O index FAO, que mede mensalmente as variações de preços dos cereais, oleaginosas, produtos lácteos, carnes e açúcar, desceu em Janeiro 3,6 pontos relativamente a Dezembro, situando-se nos 188,7 pontos.

Fonte: Agroinfo

Comentários