publicado a: 2020-01-24

Prémio Nacional de Agricultura 2019 distingue 10 casos de sucesso nacional

Os vencedores do Prémio Nacional de Agricultura 2019 foram conhecidos na cerimónia realizada no passado dia 15 de janeiro, no Salão Nobre do Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa.

A 8ª edição do prémio, que junta o BPI e a Cofina na promoção das melhores empresas, práticas e projetos dos setores da Agricultura e Agroindústria, Florestas e Pecuária, recebeu 1.199 candidaturas.

A cerimónia contou com a presença de Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, Pedro Barreto, Administrador do BPI, e Octávio Ribeiro, Diretor-geral editorial da Cofina, que entregaram os prémios a todos os vencedores.

Para Pedro Barreto "este prémio é muito importante para promover e divulgar aquilo que melhor se faz no nosso país". O Administrador do BPI, responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, salientou a elevada qualidade das candidaturas recebidas e referiu que a agricultura teve um papel muito importante na melhoria da imagem que Portugal tem no estrangeiro, tendo o seu contributo para a economia portuguesa "vindo a crescer de forma sustentável na última década".

Na categoria Jovens Agricultores / Novas Empresas o júri decidiu distinguir o agricultor José Augusto Azóia e a empresa HVCZ Ventures (Vera Cruz), tendo atribuído uma menção honrosa à Bioexplant. A vencedora da categoria Empresas foi a White and Green Natural, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa à empresa Fita Preta. Na categoria Empresário em Nome Individual foi reconhecido o empresário Luís Pais Neto (Yacon Portugal), e o Agrupamento de Defesa Sanitária de Estremoz foi distinguido na categoria Associações / Cooperativas.

O júri decidiu, ainda, reconhecer iniciativas e personalidades pelo seu importante contributo para o setor da agricultura: o Mel português foi considerado o Produto Excelência e a Cerealis foi distinguida na categoria Grandes Empresas. Leonor Freitas recebeu o último prémio da cerimónia, o Prémio Personalidade, pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do setor da agricultura em Portugal.

Perante uma audiência de mais de 120 empresários agrícolas convidados, a Ministra da Agricultura encerrou a cerimónia com um discurso institucional, no qual elogiou os sucessos e a proatividade do setor, reforçando a importância da renovação geracional: "temos de criar condições para que os jovens, gradualmente, possam vir para a agricultura".

Comentários