publicado a: 2016-06-20

Produção de cereja com quebra de 25%

As previsões apontam para uma quebra na produção de cereja de cerca de 25% mas há produtores que terão perdido cerca de 80%, admitiu ao CM José Castello Branco, presidente da Cerfundão. A produção que resta "é boa", garante, mas o preço a que é vendida não cobre os prejuízos.

Vinte e cinco euros é o preço por quilo que o produtor deveria receber "para pagar as despesas de produção e ainda ganhar algum dinheiro", calcula Castello Branco. Com uma produção tão baixa, as despesas suportadas por quilo aumentam, pelo que alguns produtores estão numa situação "dramática". Além disso, não deverão contar com nenhum apoio estatal.

Ao CM, fonte do Ministério da Agricultura explicou que o único mecanismo que poderia ajudar os produtores foi extinto.

Trata-se do Fundo de Calamidades "que o ministro da Agricultura está agora a tentar incluir na reprogramação do PDR 2020, depois de ter sido revogado pelo anterior governo", concretizou a mesma fonte.

O inverno ameno, com temperaturas elevadas em fevereiro, já preocupava os produtores, mas foram as chuvas de maio que acabaram por arruinar a campanha.

Previsões do INE feitas antes da chuva de maio
As previsões do INE apontam para uma queda de produção de 25% face a 2015, para cerca de 700 quilos por hectare. Os números podem não ilustrar totalmente a descida, pois as previsões foram feitas antes das chuvas de maio.


Fonte: Correio da manhã

Comentários