publicado a: 2015-08-07

Produção de pequenos agricultores poderá garantir segurança alimentar

A produção agrícola de pequenos agricultores, nomeadamente a produção biológica, poderá ser a ‘bóia de salvação’ da segurança alimentar mundial. Quem o diz é Hilal Elver, relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação.

"A agricultura ecológica (biológica) está mais voltada para as pequenas propriedades, com uma nova abordagem, como está a acontecer em vários locais em França. Temos de utilizar de forma mais racional o sistema ecológico para a produção agrícola", referiu Hilal Elver.

De acordo com a Lusa, as declarações foram feitas durante a conferência "Direito humano a uma alimentação adequada: desafios e oportunidades a partir de diferentes geografias", que se realizou no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa.

De acordo com a relatora da ONU, "é necessário realizar uma adaptação e uma mitigação neste campo", mas isso "não é interessante para as grandes corporações do setor da alimentação".

Segundo Hilal Elver, os pequenos produtores que vivem em redor de Nova Iorque poderiam alimentar a cidade e também todo o Estado de Nova Iorque. Assim, os Governos deveriam focar-se em “ajudar os pequenos agricultores a serem mais eficazes na produção dos alimentos” através de “políticas específicas para o setor”.

Para a relatora, "os governos têm de criar estruturas para que as pessoas possam ter acesso à alimentação, seja produzindo os seus alimentos ou seja através de empregos, que fornecem os recursos para a aquisição dos alimentos".

De acordo com a ONU e a FAO, cerca de 795 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome crónica. Um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) estabelecia a meta de, até 2015, reduzir para cerca de metade esse número, objetivo que “não foi conseguido”.


Fonte: Confagri

Comentários