publicado a: 2021-04-21

Projeto internacional sobre pragas ajuda à tomada de decisão

Imagem: www.facebook.com/cuarentagri

O projeto CUARENTAGRI tem como objetivo a identificação de pragas de quarentena e de não quarentena regulamentadas devido à importação de plantas e ao movimento de pessoas entre regiões de estudo, e realização de análises de risco para estabelecer medidas de mitigação, a fim de proteger as produções agrícolas.

Com a execução deste projeto, pretende-se reconhecer as pragas que podem afetar as diferentes regiões que compõem as áreas de estudo (Açores, Madeira, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Senegal), tanto para a importação de vegetais de países terceiros ou por causa das novas comunicações existentes entre as diferentes regiões, cada vez mais frequentes devido ao “boom” turístico nessas áreas.

Em suma, o objetivo deste projeto é evitar / reduzir o estabelecimento de novos organismos nocivos nas diferentes áreas de estudo, enfatizando uma melhor capacitação de técnicos competentes no campo e informações ao setor e aos cidadãos em geral.

O CUARENTAGRI é Liderado pelas Canárias, através da empresa pública Gestión del Medio Rural, é uma iniciativa em que participam universidades, centros de investigação e serviços de fitossanidade das regiões ultraperiféricas das Canárias, Açores e Madeira, e de dois países, Cabo Verde e Senegal. O projeto é co-financiado pelo pelo Programa de Cooperação Territorial Interreg MAC Madeira - Açores - Canárias.

A Impactwave (empresa responsável pelo Agrozapp) está a dar apoio no âmbito deste projeto nos Açores, nomeadamente com a instalação de estações meteorológicas em duas ilhas, e no desenvolvimento de software que permita de uma forma ágil, o registo e monitorização de armadilhas sexuais e contagem de capturas, modelação de pragas e implementação de uma rede de avisos.


Mais informações sobre este projeto no vídeo abaixo e em www.cuarentagri.com


Comentários