publicado a: 2014-11-24

Quase 80% das reservas de emergência de 2015 já se esgotaram

Para ajudar os produtores a conter os estragos do embargo russo, Bruxelas anunciou um primeiro pacote de ajudas de 125 milhões de euros em Agosto, que se esgotou em tempo record graças à ágil movimentação da Polónia. Portugal conseguiu 707.575 euros de ajudas, dos 1,16 milhões de euros solicitados. Já em Outubro, a comissão criou uma nova tranche de 165 milhões de euros, com regras mais rígidas e equilibradas.

A estes montantes juntam-se apoios para o sector do leite. Contas feitas, são 344 milhões de euros, que equivalem a 79% da reserva de emergência prevista pela Política Agrícola Comum (PAC) para 2015, onde Bruxelas quer ir buscar as verbas.

Contudo, a alocação destes fundos já foi contestada por 21 Estados-membros, Portugal incluído. “A reserva de crise deve ser preservada para manter a nossa capacidade de resposta a qualquer dificuldade em 2015”, defenderam. Ao usar o fundo de emergência, sobram apenas 89 milhões de euros para fazer face a qualquer imprevisto no sector no próximo ano.

Polónia, Holanda, Espanha, Alemanha, Dinamarca, França e Finlândia são os países mais afectados pelo embargo. Contudo, os produtores têm tentado vender para a Rússia através de outros países. Ainda recentemente, a autoridade de segurança alimentar russa travou a importação de 21 toneladas de maçãs polacas, vindas do Cazaquistão e sem etiquetas. A fruta acabou por ser devolvida. Também foi detectada a venda de 7500 toneladas de carne de porco da Lituânia.

Fonte: Público

Comentários