publicado a: 2017-12-11

Quintas de experimentação vão ligar tecnologia à agricultura

Portugal vai ter a partir do próximo ano um centro de investigação no uso de satélites, robôs e tecnologia digital na agricultura, disse hoje o ministro da Ciência, adiantando que serão instaladas "quintas de experimentação" em universidades e politécnicos.

Em declarações a jornalistas à margem da assinatura de um acordo com a sociedade de investigação internacional Fraunhofer, Manuel Heitor destacou que nos primeiros três meses de 2018 serão definidos os “sítios, pessoas e plano de negócios” para um prazo de cinco anos.

“Há muito trabalho de laboratório feito e há que aplicá-lo nos campos”, afirmou, acrescentando que as quintas de experimentação deverão ser instaladas na rede de quintas agrárias que há nos politécnicos e as que a Universidade de Évora mantêm no Alentejo e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na região do Douro.

A agricultura de precisão que se pretende ensaiar na prática pode ser uma resposta às alterações climáticas e às condições de seca, permitindo “um controlo mais rigoroso de regas” e das culturas mais adequadas às condições de água.

Comentários