publicado a: 2017-04-17

Redução dos preços da água para regantes do Alqueva entra em vigor

Entrou em vigor o novo tarifário para a água de Alqueva, que representa uma descida significativa para os regantes.

Os novos valores representam uma descida no valor do tarifário que chega a atingir os 33%, nomeadamente na adução a perímetros de rega confinantes, onde a água de Alqueva é fundamental como garantia em anos de seca, permitindo a manutenção de todas as atividades agrícolas.

A tarifa a aplicar ao fornecimento de água para os regantes de Alqueva, concretamente os que estão nas áreas sob gestão da EDIA, o preço da água em alta pressão passa a ser de 5,9 cêntimos por metro cúbico, e de 3,2 cêntimos por metro cúbico para a baixa pressão.

Para a rega a partir da rede primária, será de 3 cêntimos por metro cúbico para entidades que tenham a seu cargo outros aproveitamentos hidroagrícolas.

Os regantes precários, não incluídos nas áreas beneficiadas, mas que recebam água com pressão, pagarão 7,7 cêntimos por metro cúbico, enquanto na baixa pressão, e igualmente para os precários, o preço é de 3,8 cêntimos por metro cúbico consumido.

Foram também fixados os tarifários de água para abastecimento público em 4,5 cêntimos por metro cúbico e para abastecimento industrial em 6 cêntimos por metro cúbico.

Esta redução do preço da água para os regantes de Alqueva só foi possível devido aos ganhos de eficiência e de economia de escala obtidos com a implementação de um modelo de gestão integrada entre os sistemas primários e secundários, e com a adoção de práticas de rega eficientes.

E também com a projetada beneficiação de uma área adicional de regadio e a implementação de uma estratégia integrada e global de otimização energética baseada em soluções assentes no aproveitamento da energia fotovoltaica.

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários