publicado a: 2016-07-12

Sabe porque é que os suicídios de agricultores estão a aumentar?

Agricultores, silvicultores e pescadores são dos que mais cometem suicídio nos Estados Unidos da América. A conclusão é de um estudo recentemente publicado pelo Centers for Disease Control, que faz uma análise das profissões em que se registam mais suicídios no país, com base em dados de 2012.

De acordo com a Modern Farmer, o estudo revela que o grupo dos agricultores, silvicultores e pescadores tem uma taxa de 84,5 suicídios por cada 100 mil pessoas. Logo a seguir surgem os profissionais da construção e extração, com uma taxa de 53,3 suicídios por cada 100 mil pessoas.

Mas porque é que os agricultores, silvicultores e pescadores dos Estados Unidos da América se estão a suicidar? O estudo agora publicado não olha para as causas, mas a Modern Farmer procurou saber quais poderão ser os fatores de risco junto de vários profissionais do setor.

Jennie Msall, advogada que trabalha para empresários do setor agrícola e que faz gestão de crises neste setor, revela que “há muitas coisas que são inerentemente difíceis e stressantes nestas profissões”.

Um dos fatores que mais gera stress é a impotência dos produtores face aos fatores de produção, assim como em relação aos preços, que não são decididos pelos produtores. Segundo a especialista, nestas profissões “as dívidas não só são comuns como são necessárias: os agricultores contraem dívidas no início de cada ano, por isso se algo corre mal, pode ser difícil fazer lucro e pagar o que se deve”.

A isto acresce o facto de muitas das propriedades agrícolas pertencerem a várias gerações de agricultores, que quando enfrentam problemas económicos muitas vezes acabam por ter que deixar para trás propriedades que pertenceram às suas famílias.

Conheça o estudo completo.


Fonte: Vida Rural

Comentários