publicado a: 2023-09-04

Setor florestal bate recorde de exportações

As exportações florestais aumentaram pelo segundo ano consecutivo atingindo um recorde de 7,1 mil milhões em 2022 – o valor mais elevado de sempre.

Com este forte desempenho, o setor florestal reafirma-se como um dos principais motores da economia nacional, contribuindo para um excedente da balança comercial de 3,3 mil milhões de euros.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, Pasta e Papel continuam a ser os produtos que mais têm impulsionado as exportações florestais portuguesas. Em 2022 foram responsáveis por mais de 3,8 mil milhões de euros de vendas internacionais, que equivalem a cerca de 54% das exportações de todo o setor florestal.

O Diretor Geral da Biond, Gonçalo Almeida Simões, sublinha que “a bioindústria de base florestal, que a Biond representa, está a moldar o caminho de reinvenção de muitos domínios da indústria nacional. Este magnífico resultado económico da fileira que integra as nossas associadas é acompanhado de um forte desempenho também em termos de inovação e sustentabilidade. Sem esquecer que, com tudo isto, somos uma indústria benchmark a nível europeu e mundial na produção de pasta, papel e cartão.”


Uma informação:

Comentários