publicado a: 2018-10-04

Sistema de Rega Eficiente Vence “CAP Cultiva o Teu Futuro”

O projeto “Squater”, da autoria de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Tomar e da NOVA SBE, venceu a 7ª edição do Concurso Universitário & Politécnico “CAP Cultiva o Teu Futuro”, sob o tema “A Água na Agricultura”.

O grupo desenvolveu um novo tipo de aspersor de rega, no sentido de diminuir o desperdício de água e aumentar a produtividade das culturas agrícolas. O segundo lugar foi conquistado por um grupo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com um sistema de irrigação com base no tratamento de água do mar, como forma de colmatar a escassez de água.

O evento de seleção dos premiados e cerimónia de entrega dos prémios decorreu no auditório da sede da CAP no dia 3 de outubro. Durante a sessão, os 15 melhore projetos submetidos a concurso foram convidados a apresentar os seus trabalhos perante o júri, culminando com a entrega de prémios no valor total de 9 mil euros.

A iniciativa contou com 92 inscrições e 50 projetos submetidos, envolvendo 316 alunos universitários e 36 docentes, representantes de 39 universidades e institutos politécnicos de Portugal, e abrangeu uma ampla participação de alunos universitários de diversas áreas científicas: Agronomia e Silvicultura, Biologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Economia e Gestão, Marketing e Comunicação e Design e Logística foram algumas das áreas envolvidas a concurso.

O Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva o teu futuro foi criado pela Confederação dos Agricultores de Portugal com o objetivo de estimular a criatividade e inovação dos estudantes universitários sobre temas específicos do setor.

A 8ª edição do “Cultiva o Teu Futuro” deverá ter como mote a inovação no setor do mel e da apicultura.

Comentários