publicado a: 2015-06-04

Situação de seca agrava-se em Portugal

A situação de seca agravou-se no mês de Maio em Portugal, passando a ser considerada de severa em metade do território e extrema em 1 % no Algarve, existindo já um défice de humidade no solo.

Em relação ao final de Abril, a situação agravou-se, em particular nas zonas mais atingidas e esta situação deve manter-se nos próximos meses.

A seca severa passou de 3% para 53% do território e, em Abril, não havia nenhum caso de seca extrema e agora temos 1%. Em contrapartida, a situação de seca moderada passou de 79% para 35% em Maio.

Os valores de precipitação desde Dezembro têm sido inferiores aos valores médios normais.

Em relação à distribuição de seca em Portugal, a situação menos grave é no litoral norte e, também, numa faixa que abrange o nordeste e parte do Alentejo.

Já existe défice de humidade no solo, pelo que se pode considerar que, do ponto de vista agrícola, o país já está afectado pela seca.

A situação começa a ser preocupante, até porque as previsões para as próximas semanas não vêm alterar a situação.

Existem três cenários possíveis para os próximos meses, o primeiro é, na melhor das hipóteses, manter-se a situação, na pior das hipóteses, se chover menos que o previsto, a situação agravar-se, mas, de um modo geral, deverá manter-se.

As situações de seca são habituais em Portugal, o que pode estar a mudar é a intensidade e a severidade da seca.


Fonte: Agroinfo

Comentários