publicado a: 2014-06-13

Temperaturas até 39 graus colocam país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora por causa da temperatura máxima prevista para hoje, entre 31 e 39 graus centígrados.

A temperatura máxima prevista até às 24:00 de hoje no continente e regiões autónomas, com céu geralmente limpo e vento fraco, é de 39 graus centígrados no distrito de Évora.

No distrito de Setúbal, o mercúrio no termómetro subirá até aos 38 graus, enquanto no de Beja o valor máximo será de 37.

Os distritos de Lisboa e Coimbra vão atingir os 35 graus centígrados de temperatura máxima, o de Barga 34 e Leiria 31.

Na costa sul da Madeira, em aviso amarelo, prevê-se também "persistência de valores elevados da temperatura máxima", que se espera poder atingir os 29 graus centígrados.

Em aviso amarelo, o segundo nível de situação de risco numa escala de quatro, estará igualmente o Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, com previsão de "períodos de chuva pontualmente forte" nas ilhas de Flores e Corvo, ondulação de dois a três metros de altura e 22 graus de temperatura máxima.

No Grupo Central, ilhas de Terceira, Graciosa, Horta, Pico e São Jorge, a previsão do IPMA para hoje é de chuva, com vento moderado. A temperatura máxima é de 22 graus centígrados.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria a previsão é de céu com períodos muito nublados e vento fraco e temperatura máxima de 23 graus centígrados.

Fonte: Lusa/SOL

Comentários