publicado a: 2020-07-17

Temperaturas podem chegar aos 42º e põem cerca de 150 concelhos em risco máximo de incêndio

O calor continua e cerca de 150 concelhos de 14 distritos estão em risco máximo de incêndio. As previsões apontam para temperaturas que podem atingir os 42 graus. Portugal em alerta até domingo.

As temperaturas elevadas — que podem atingir máximas de 42 graus — colocam, esta sexta-feira, cerca de 150 concelhos de 14 distritos de Portugal continental em risco máximo de incêndio. Oito distritos estão sob aviso laranja devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco máximo estão cerca de 150 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro. O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até segunda-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente, por causa do tempo quente.

O governo declarou na quinta-feira a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

O Ministério da Administração Interna (MAI) avançou em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro.

No âmbito do reforço da monitorização e o grau de prontidão do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), o estado de alerta especial vermelho significa que o grau de risco é extremo por existir a possibilidade da ocorrência de fenómenos “de intensidade excecional, dos quais é muito provável que resultem danos muito relevantes e uma redução muito significativa da segurança das pessoas, podendo ameaçar a sua integridade física ou mesmo a vida, numa vasta área”.

Nos restantes distritos, Beja, Évora, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal, foi ativado o estado de alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quarto, que se traduz num grau de risco elevado.

O MAI sublinha que a declaração da situação de alerta decorre ainda da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA,pelo menos até segunda-feira, em mais de metade dos concelhos do continente devido ao tempo quente.

No âmbito da declaração da situação de alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas medidas de “caráter excecional”, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

Nos próximos três dias é também proibido a realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração e a utilização total de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o estado de alerta especial de nível vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

No âmbito das medidas de “caráter excecional” estão ainda proibidos a realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

Oito distritos do continente sob aviso laranja devido ao tempo quente

Os distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja até às 18h desta sexta-feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, passando depois a amarelo. O IPMA colocou também os restantes distritos de Portugal continental sob aviso amarelo até às 21h de sábado, por causa do tempo quente.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando do quadrante oeste na região Sul e na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Bragança) e os 28 (em Portalegre) e as máximas entre os 33 (na Guarda e em Bragança) e os 42 (em Santarém).

Madeira e sete distritos do continente em risco extremo de exposição aos UV

Em risco extremo estão os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja e a ilha da Madeira. Para as regiões com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA colocou ainda os restantes distritos de Portugal continental, a ilha do Porto Santo e o arquipélago dos Açores em risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Comentários