publicado a: 2018-02-01

TOPPS Water Protection

A CAP, através do seu Centro de Formação Agrícola de Almeirim, vai realizar, em 2018, mais 4 ações do projeto TOPPS Water Protection, em parceria com a ANIPLA, à semelhança do realizado em 2016.

Estas decorrerão na Companhia das Lezírias (Smart Farm da ANIPLA), em Serpa (Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa) e em Odemira , de acordo com as datas definidas na ficha de inscrição ou no ficheiro em anexo.

Poderá efetuar a sua inscrição AQUI

Sobre o Projeto TOPPS:

TOPPS Water Protection é a continuação de um projeto que foi iniciado no ano anterior e é dedicado à redução da poluição de origem agrícola, nomeadamente da contaminação da água pelos produtos fitofarmacêuticos.

A Confederação dos Agricultores de Portugal é parceira da ANIPLA na implementação, em Portugal, do projeto TOPPS Water Protection, cujo objetivo é sensibilizar os técnicos e os agricultores para as boas práticas na gestão de riscos potenciais, a fim de reduzir as perdas de PF’s para a água.

A CAP já organizou 6 ações de formação TOPPS Water Protection, abrangendo cerca de 150 formandos nas regiões do Ribatejo, Alentejo e Algarve. Estas ações tiveram uma boa aceitação por parte dos formandos.

Em 2018 iremos dar continuidade a este projeto com a realização de outras ações de formação nas regiões do Ribatejo e Alentejo, abrangendo um total aproximado de 100 formandos.

As ações de formação são dirigidas a técnicos, formadores e outros interessados que possam ajudar na divulgação aos agricultores, sobre as boas práticas na utilização dos produtos fitofarmacêuticos. Estas ações têm a duração de um dia, com uma parte teórica (em sala) e outra prática (demonstrações no campo), e abordam os temas da Deriva, do Escorrimento e das Fontes Pontuais.

Aos formandos, além de um Kit com equipamento de proteção individual, será facultado material informativo e pedagógico concebido no âmbito do projeto.

Ações previstas:

Em 2018 estão previstas as seguintes ações de formação:

  • EDIA - (Esc. Prof. Desenv. Rural Serpa), Serpa, 19 fevereiro
  • Companhia das Lezírias (Smart Farm), Samora Correia, 21 e 22 fevereiro
  • AHSA-Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, Odemira, 28 março

Programa formação TOPPS – Proteção da água

9:30 – Receção dos participantes

9:45 – Introdução

  • Projetos TOPPS - retrospetiva
  • Objetivos

Fontes pontuais

  • 10:00 – 10:50 - Boas práticas para reduzir o risco de poluição por fontes pontuais

10:50 – 11:00 Coffee Break

Deriva

11:00 – 12:00

  • Boas Práticas para reduzir o risco de Deriva;
  • Ferramenta para avaliação da Deriva - www.TOPPS-drift.org

Escorrimento

12:00 – 12:30

  • Características e efeitos do Escorrimento
  • Boas Práticas para reduzir o risco de Escorrimento

12:30 – 14:00 Almoço

Escorrimento - Prática

  • 14:00 – 14:10 Simulação de uma situação de escorrimento

Pontes pontuais - Prática

  • 14:10 – 15:20 – Demonstração da lavagem de um pulverizador

Deriva - Prática

  • 15:20 – 17:00 – Exercícios práticos de avaliação da deriva

Para mais informações contactar a CAP – Centro de Formação Agrícola de Almeirim 243 570 010 ou atendimento@cap-gagos.org

Poderá efetuar a sua inscrição AQUI

Comentários