publicado a: 2014-10-27

UE: produção de vinho desce 10% esta campanha

As novas estimativas de colheita da Copa-Cogeca para 2014 no setor vitícola foram apresentadas esta sexta feira, 24 de outubro, em Bruxelas. Estas apresentam uma redução da produção de 9,9% em comparação com o ano anterior, confirmando assim a necessidade de regular a plantação de vinhas para contrariar a extrema volatilidade do setor vitícola.

O Presidente do grupo de trabalho do Copa-Cogeca,  Peter Kendall, adiantou que «segundo as estimativas, a colheita deste ano ascenderá a 157,7 milhões de hectolitros», representado menos 9,9% do que no ano passado.

Os números dos últimos três anos também indicam uma grande variabilidade das colheitas, que têm uma reação direta com a variabilidade das condições climáticas, como a seca ou as inundações. Estas situações confirmam a necessidade de regulamentar as plantações de vinhas para todo o tipo de vinhos, para manter o equilíbrio do setor.

O novo sistema europeu de autorizações das plantações de vinha vai ao encontro do modelo europeu de viticultura, que permite a manutenção da agricultura familiar ao mesmo tempo que assegura o dinamismo do setor.

Neste sentido, prosseguiu, «a nível europeu, as existências de vinho estão num nível inferior ao do ano passado e o Copa-Cogeca pensa que este ano irá haver menos vinho no mercado. Por isso, os preços deverão manter-se a um nível estável e eventualmente subir em algumas zonas de produção da europa».

Fonte: Frutas e Legumes

Comentários