publicado a: 2020-05-12

Universidade de Évora integra projeto europeu para agricultura sustentável

A Universidade de Évora (UÉ) integrou um novo projeto em agroecologia financiado pelo programa Horizonte 2020 (H2020), da União Europeia.

No contexto deste projeto, o Alentejo vai fazer parte de uma rede europeia de áreas experimentais destinadas ao desenvolvimento e implementação de novas aproximações para a integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas.

Em Portugal, o SHOWCASE – SHOWCASing synergies between agriculture, biodiversity and Ecosystem services to help farmers capitalising on native biosiversity – será coordenado por José Herrera, coordenador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora.

O SHOWCASE vai ter como principal objetivo verificar o papel da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agrícolas e providenciar aos agricultores, com quem trabalham em estreita colaboração, as ferramentas necessárias para a sua integração na produção de bens e serviços em sistemas agrícolas, nomeadamente, olivais e vinhas.

A equipa de investigadores espera ainda que o projeto permita maior resiliência e resistência face as alterações climáticas destas duas culturas chave para a economia de Portugal, contando para tal com um orçamento de cerca de 8 milhões de euros, distribuídos pelas 22 instituições de ensino superior e organizações agrícolas parceiras de 12 países europeus.

Comentários