publicado a: 2019-09-20

Veterinários avisam que métodos usados para destruir ninhos de vespa asiática não são eficazes

A Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM) disse esta quarta-feira (18 de setembro) que os métodos indicados pelas autoridades para destruir os ninhos não são eficazes. Citado pela TSF, Ricardo Lobo, membro da associação, diz que há muito por fazer para combater a vespa asiática, cada vez mais disseminada pelo País.

O responsável diz que este é um problema grave e que o combate não deveria estar ao livre arbítrio das câmaras municipais, referindo que nem todos os municípios estão a optar por destruir os ninhos.

“Se um município decide fazer um combate sério e sistemático e o do lado não faz nada, no ano seguinte o primeiro está de novo cheio de ninhos de vespa asiática”, afirmou em declarações à TSF, referindo que o combate à vespa asiática deve ser considerado uma prioridade nacional.

Ricardo Lobo acrescentou que os métodos divulgados pela Direção-Geral de Veterinária e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas no Manual de Boas Práticas na destruição de ninhos, feito pela Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa Velutina, não são os mais eficazes.

“Os métodos que nos foram apresentados não são os mais adequados e alguns deles não são exequíveis […]. É impossível levar uma autoescada a sítios onde nem se consegue ir de mota, nem fazer fogo de maçarico em pleno verão…”, refere.

“Com os três métodos que nos são apresentados é muito difícil destruir 80% dos ninhos de vespa asiática que ficam em locais inacessíveis, a mais de 30 metros”, sendo que “os municípios com experiência nesta área desenvolveram métodos que também respeitam o ambiente com moléculas [de inseticidas] mais efetivas que aquelas que nos autorizam a usar” pelos efeitos no meio ambiente, sublinhou ainda Ricardo Lobo.

Comentários