publicado a: 2023-05-25

Vinhos portugueses em destaque no Cazaquistão

Nesta ação de promoção internacional organizada pela CAP, os importadores cazaques manifestaram grande interesse pelo portefólio de vinhos portugueses, concorrendo desde logo pela potencial representação dos mesmos.

A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou com produtores de vinho nacional até Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, para uma iniciativa de promoção do setor direcionada ao mercado da Ásia Central.

Depois do tour que, em abril, levou os vinhos portugueses até ao Japão, Coreia do Sul e Singapura, a CAP promoveu agora uma nova ação de charme, pela primeira vez no Cazaquistão, onde nos últimos dois dias organizou um programa que juntou 13 produtores nacionais e centenas de cazaques, e que incluiu a realização de um jantar vínico, uma masterclasse e uma grande prova.

Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, salienta que o trade cazaque demonstrou um grande interesse no vinho português, permitindo aos produtores chegar a um novo mercado, com características muito próprias e um considerável potencial de crescimento no curto e médio prazo. O conhecimento demonstrado e o feedback extremamente positivo que recebemos pelos vinhos que trouxemos ao Cazaquistão honram a produção nacional e estabelecem o compromisso do setor em apostar nesta nova geografia”.

O Cazaquistão, com 19 milhões de habitantes, distingue-se por ser o maior país do mundo sem costa marítima – e o 9o maior em termos de extensão territorial –, estendendo-se do mar Cáspio a Oeste até às montanhas do Altai, na fronteira Leste com a China e com a Rússia. Almaty é a maior metrópole cazaque, onde se concentra grande parte da atividade económica e empresarial, fator que pesou na decisão da CAP em organizar esta ação nesta cidade em detrimento de Astana, a capital do país.

O jantar vínico decorreu no Champagne Restaurant&Wine Gallery, que, na sua garrafeira com vinhos de todo o mundo, já apresenta algumas referências nacionais, nomeadamente Vinho do Porto, Vinho Verde e alguns vinhos do Alentejo. Este evento contou com um bom número de importadores que manifestaram grande interesse pelo portefólio de vinhos portugueses, concorrendo até pela potencial representação dos mesmos, um forte indício de um mercado em fase de expansão.

A Masterclasse, dirigida a mais de meia centena de empresários do setor na região, promoveu a partilha de experiências e conhecimento sobre as Regiões Vitivinícolas portuguesas, bem como as castas nacionais, património que distingue Portugal do resto do mundo em termos de identidade vínica.

A passagem da CAP pelo Cazaquistão terminou no Hotel Sadu com a realização de uma prova de vinhos em que cerca de 150 pessoas – importadores, distribuidores, sommeliers e outros intervenientes do trade – provaram os vinhos dos 13 produtores portugueses presentes: Adega Cooperativa e Regional de Monção, CRL; Adega Cooperativa da Vermelha; Casa Ermelinda Freitas - Vinhos, Lda; Casa Relvas; Casa Santos Lima, Companhia das Vinhas, S.A.; Caves Campelo; CAVES DA MONTANHA - A.HENRIQUES SA; Caves de Santa Marta; Manuel Costa e Filhos, Lda; Multiwines - Quinta de São Sebastião; Sogrape Vinhos S.A; Vercoope; e Viniverde - Promoção e Comércio de Vinhos Verdes, SA.

Em 2023, no último trimestre, a CAP prevê regressar à Ásia para uma nova ronda de iniciativas de promoção dos vinhos portugueses, desta vez na Índia, Vietname e Taiwan. Já no próximo mês de junho, visita Israel e, em outubro, passa ainda pela Sérvia, para dar a provar os néctares nacionais.


Uma informação:

Comentários