publicado a: 2015-05-18

Xylella fastidiosa: Parlamento Europeu pede medidas para travar contágio da bactéria

O Parlamento Europeu (PE) vai insistir, durante a reunião da próxima quarta-feira (20 de maio), na criação de medidas para resolver o surto da bactéria mortal para as oliveiras, a Xylella fastidiosa, e evitar o seu contágio a outras regiões, incluindo mais despesas com investigação.

A bactéria atingiu vários milhares de hectares de olival na Itália e aumenta a preocupação perante o risco de se estender.

No debate de abril, os eurodeputados pediram à Comissão compensações para os agricultores cujas árvores foram arrancadas par travar a doença.

Também reclamaram que se acelere a investigação sobre infeções vegetais mortais causadas por agentes patogénicos, como a Xylella fastidiosa e a conhecida mancha negra, encontrada em citrinos importados procedentes de África do Sul.

A Xylella fastidiosa já infetou milhares de olivais no sul da Itália e pode vir a atingir outras espécies, como citrinos, videira e frutas e caroço, como amêndoas, pêssegos e ameixa, causando a morte nos casos mais graves.

Em Itália, os olivais ocupam cerca de 1.700.000 hectares, o segundo país da UE, depois da Espanha, com maior extensão dedicada a esta cultura.


Fonte: Agronegócios.eu

Comentários