publicado a: 2019-04-02

Zona do Pinhal avança com projeto de estruturação e monitorização da Floresta


“Floresta Global” é um dos 9 projetos complementares que integram a Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020. Propõe otimizar a gestão florestal através do apoio tecnocientífico e do desenvolvimento de ferramentas e soluções que permitam viabilizar modelos gestão em pequenas povoações. O projeto conta com o apoio técnico da Aproflora – Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal, da SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e da Universidade de Coimbra.

Baseado em ferramentas de apoio ao cadastro e monitorização florestal, esta é uma solução que permite resolver o problema relacionado com o desconhecimento dos limites das propriedades, através da realização de levantamentos perimetrais e, numa segunda fase, promover a monitorização desses mesmos povoamentos tendo como objetivo, por exemplo, uma mais eficaz gestão e redução dos combustíveis existentes, pelo menos assim o garante Raquel Alves da Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal – Aproflora. “De uma forma mais concreta o projeto tem por objetivo caracterizar todos os prédios rústicos de carácter florestal, identificando os seus limites, bem como os seus proprietários, ou titulares de direitos, e efetuar a associação com os respetivos dados já existentes, ligando às ferramentas automáticas de monitorização e mapeamento desenvolvidas no âmbito de outros projetos”, esclarece.

Estando prevista a limpeza dos povoamentos bem como a execução de faixas que no futuro permitirão ajudar a prevenir os grandes incêndios florestais é importante garantir uma eficaz monitorização das mesmas. Associado a isso, o projeto Floresta Global, prevê a promoção e comercialização de produtos obtidos a partir da floresta. Segundo Raquel Alves, “no final do projeto é suposto resultarem benefícios para os produtores, em particular deve ficar demonstrado que o modelo permite ganhos de escala e otimizações de gestão que resultam em importantes poupanças económicas”.

A implementação do projeto conta com o apoio técnico da Aproflora para levar a cabo operações de gestão florestal e cadastro, da SerQ e Universidade de Coimbra para fornecer as ferramentas e conhecimentos que são necessários para execução do projeto (ex: levantamentos dos perímetros obtidos por via remota, ferramentas informáticas de visualização e gestão).

Comentários