publicado a: 2015-02-06

Análise de Mercados - 6 fevereiro

Estabilidade de preços dos cereais nos mercados europeus, apesar do alto valor das exportações nos últimos dias.

O preço do trigo europeu continua a ser muito competitivo a nível mundial e está também a beneficiar da drástica redução das exportações da Rússia, devido à taxa que está em vigor. Assim, Bruxelas emitiu certificados à exportação de 1,67 milhões de toneladas, o que foi um valor recorde.

A colza subiu de preço, apoiada na subida do preço do óleo de palma na Malásia e da soja em Chicago.

Sessão positiva no mercado americano, com o trigo a apresentar uma subida devido, sobretudo à abertura de uma linha de crédito de 100 milhões de euros ao Egipto para comprar trigo americano.

A soja subiu de preço, suportada pela subida dos futuros do petróleo. Com a desvalorização do dólar os fundos de investimentos estão a apostar na soja. Entretanto chegam notícias da Argentina, onde os produtores terminaram as sementeiras que devem totalizar 20,4 milhões de hectares, o que se tudo correr bem, pode proporcionar uma colheita recorde ao nível dos 57 milhões de toneladas.

No mercado do Mar Negro de salientar as previsões de produção de cereais para a Rússia, que variam entre 60 milhões de toneladas e as 100 milhões de toneladas. Esta grande diferença deve-se à grande preocupação com o estudo das culturas, sabendo-se já que existem campos onde o trigo não germinou.

Fonte: Agroinfo

Comentários