publicado a: 2014-11-07

Análise dos mercados - 7 novembro

Estabilidade do preço dos cereais nos mercados europeus, sustentado por uma boa actividade à exportação com o euro cada vez mais fraco em relação ao dólar.

Bruxelas emitiu esta semana certificados à exportação de 512.290 toneladas de trigo, 116.148 toneladas de cevada e 38.354 toneladas de milho.

O trigo está, contudo, sob forte pressão, devido à evolução das cotações em Chicago.

No mercado americano baixa no preço do trigo, pois com a alta do dólar não é competitivo no mercado mundial e estabilidade para o milho.

A soja teve uma sessão de enorme volatilidade, fechando a sessão em alta. O factor que mais contribuiu foi a elevada actividade à exportação, tendo sido fechados contractos de 1.609.800 toneladas na semana que terminou em 30 de Outubro.

A farinha de soja continua com grande procura, devido ao aumento da produção animal no mundo, com os preços mundiais da carne em alta.

Existe, contudo, grande expectativa com o relatório mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos que vai sair dia 10 de Novembro e que deve apontar para uma colheita americana na ordem dos 108 milhões de toneladas.

No mercado do Mar Negro cresce a preocupação sobre a influência que a difícil situação política, com as eleições do passado fim-de-semana, possa ter no sector agrícola.

Fonte: Agroinfo

Comentários