publicado a: 2015-12-11

Análise semanal dos mercados - 07 a 11 dezembro

07 dezembro

Ligeira descida do preço dos cereais nos mercados europeus devido, sobretudo, à valorização do euro face ao dólar, que está a tirar competitividade aos cereais europeus. As boas temperaturas que se fazem sentir um pouco por toda a Europa estão a permitir um bom desenvolvimento das culturas.

De registar que segundo as primeiras previsões do Ministério da Agricultura francês a superfície semeada de trigo aumentou 1,6% este ano face a 2014 e a de cevada aumentou 1,5%. Em sentido contrario a área semeada de colza diminuiu 1,7%.

O mercado americano beneficiou com a desvalorização do dólar face ao euro para potenciar as suas exportações, com os fundos a estarem compradores de 7.000 lotes de milho, 7.000 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo. Assim, registou-se uma subida de preço dos cereais.

A soja também registou um aumento de preço, terminando uma semana de altas de preços, com um acumulado de 3% em relação à semana anterior.

Além da baixa do dólar a soja beneficiou de um bom movimento de exportação, com vendas anunciadas pelo Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA), uma de 249.000 toneladas e outra de 178.000 toneladas.

Esta semana todas as expectativas estão concentradas no relatório mensal da USDA, que sairá na próxima quarta-feira, dia 9 de Dezembro.

No mercado do Mar Negro de registar o fraco movimento de exportações e também o facto de a Rússia, apesar de toda a discussão com a Turquia, continua a exportar grandes quantidades de trigo para aquele país.


09 dezembro

Descida de preço dos cereais no mercado europeu devido, sobretudo, à valorização do euro face ao dólar, que tira competitividade às exportações europeias.

A descida, no que diz respeito ao trigo, não foi mais acentuada, uma vez que o movimento de exportação atingiu bons níveis. A baixa do preço do petróleo também está a pressionar negativamente o preço das commodities agrícolas.

No mercado americano poucas transacções, uma vez que todos os operadores esperam a publicação do relatório mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos de hoje.

A soja mantém a tendência de descida, influenciada directamente pela descida do preço do petróleo.

No mercado do Mar Negro de referir o aumento de competitividade do trigo russo no mercado mundial, devido à desvalorização do rublo. Por outro lado, o receio de que as trocas comerciais com a Turquia sejam bloqueadas está a pressionar o trigo russo para uma descida de preço em rublos.


10 dezembro

Descida do preço do trigo nos mercados europeus, devido à revalorização do euro face ao dólar e dos resultados do relatório mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA), que deu um aumento (mesmo que ligeiro) dos stocks mundiais de trigo.

No mercado americano poucas flutuações no trigo, pois os resultados do relatório da USDA vieram de encontro com as expectativas dos operadores, no que diz respeito ao milho e à soja.

A soja esteve estável, sendo que não há grandes novidades em relação aos Estados Unidos, estando as atenções concentradas agora na evolução da cultura da soja no mercado da América do Sul.

No mercado do Mar Negro o factor mais relevante é a descida da cotação do rublo, devido à baixa do preço do petróleo. Esta desvalorização pode vir a provocar a aplicação de taxas à exportação, mas como os preços FOB (em rublos) desceram, os operadores devem poder continuar a manter os preços baixos para os cereais russos.


11 dezembro

Pouca movimentação nos mercados europeus, com a consolidação da baixa de preços verificada nas últimas sessões. Bruxelas, esta semana, emitiu certificados para a exportação de 562.784 toneladas de trigo e de importação de 383.667 toneladas de milho.

A colza continua com preços baixos, devido à baixa de cotação do petróleo.

No mercado americano ligeira subida no preço dos cereais, suportado pelos bons resultados das exportações.

Os fundos também desempenham aqui o seu papel, estando compradores de 3.000 lotes de trigo, 8.000 lotes de milho e 1.000 lotes de soja.

A soja registou uma ligeira subida de preços, uma vez que os resultados das exportações semanais dos Estados Unidos ficaram acima do esperado pelos operadores.

Nada de relevante a registar no mercado do Mar Negro.


Fonte: Agroinfo

Comentários