publicado a: 2015-10-23

Análise semanal dos mercados - 20 a 23 outubro

20 outubro

Este início de semana manteve a tendência do fim da semana passada, com uma tendência de descida dos preços dos cereais nos mercados europeus.

As condições meteorológicas são favoráveis um pouco por todo o mundo.

Baixa generalizada de preços no mercado americano, com os fundos a estarem vendedores de 6.000 lotes de milho, 7.000 lotes de soja e 5.000 lotes de trigo.

A soja registou uma descida, devido à pressão da colheita nos Estados Unidos e ao anúncio de chuvas nas zonas de produção do Brasil, que serão muito benéficas para a cultura. Afinal parece que com o andar da colheita, começa a registar-se uma produtividade para a soja nos Estados Unidos acima do esperado.

No mercado do Mar Negro de registar o bom volume registado pelas exportações.


21 outubro

Estabilidade de preços nos mercados europeus, com poucos negócios realizados. Os operadores estão atentos ao que se passa, tanto na zona do Mar Negro, como na América do Sul, onde, apesar de estarem previstas chuvas se mantém algum stress hídrico.

No mercado americano ligeira subida de preços, sobretudo, devido à posição dos fundos de investimento, que estiveram compradores de 5.000 lotes de milho, 7.000 lotes de soja e 3.500 lotes de trigo.

A subida da soja também foi suportada pelo anúncio do Departamento Agrícola dos Estados Unidos da venda de 132.000 toneladas à China, que se vêm juntar às 238.000 toneladas de segunda-feira. Existe também uma certa expectativa sobre a sementeira no Brasil, que neste momento está muito atrasada.

No mercado do Mar Negro as chuvas começaram finalmente a acontecer, mas mantém-se o stress hídrico, o que leva a previsões de redução de áreas de sementeira de trigo.


22 outubro

Situação estável nos mercados europeus, mesmo com uma forte oferta e a melhoria das condições atmosféricas na América do Sul e zona do Mar Negro.

Os países importadores começaram a posicionar-se e a França deve começar a enviar os primeiros navios de trigo para a Argélia nos primeiros dias.

Evolução positiva dos preços no mercado americano devido, sobretudo, à intenção dos fundos de investimento que estiveram compradores de 9.000 lotes de milho, 9.000 lotes de soja e 2.000 lotes de trigo.

A subida de preço da soja está também relacionada com a retenção do produto por parte dos produtores, o que faz com que existam poucas quantidades no mercado físico.

Por outro lado, as exportações seguem em bom ritmo, tendo sido embarcadas nos Estados Unidos na semana que terminou a 15 de Outubro, 2.364.665 toneladas de soja, quando as expectativas dos operadores eram de que os valores se situassem entre 1,2 milhões de toneladas e 1,8 milhões de toneladas.

Nada de relevante a registar no mercado do Mar Negro.


23 outubro

Consolidação de preços nos mercados europeus devido, sobretudo, à desvalorização do euro face ao dólar.

Bruxelas emitiu esta semana certificados à exportação de 277.910 toneladas para o trigo e 282.000 toneladas para a cevada.

No mercado americano ligeira descida dos preços, com os fundos a realizarem mais-valias, estando vendedores de 6.000 lotes de milho, 9.000 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro de referir o aparecimento de chuvas que irão seguramente beneficiar muito as sementeiras de Inverno.


Fonte: Agroinfo

Comentários