publicado a: 2020-03-09

ADP Fertilizantes debate Fertirrigação na Olivicultura

João Castro Pinto, Engenheiro Responsável do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da ADP

A ADP Fertilizantes organizou, na passada semana, uma Reunião Técnica sobre Fertirrigação do Olival Superintensivo, na Herdade da Malhadinha Nova, em Beja. O encontro contou com mais de 40 convidados, entre eles agricultores da região, clientes e técnicos, onde se debateu o tema da fertirrigação na olivicultura, incluindo a apresentação do Nutrifluid IMPULSE, o mais recente produto Fertiberia TECH.

Marta Santos, Engenheira do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, iniciou o debate com o tema “Rega do Olival”, onde foram exibidos estudos recentes e se concluiu que, para uma gestão eficiente da rega, é fundamental manter atualizados os registos para combater falhas e detetar erros atempadamente. As necessidades hídricas das culturas, a aplicação da agrometeorologia aos olivais, a rega deficitária, os sistemas de monitorização da água no solo e os principais problemas encontrados na fertirrigação, foram alguns dos tópicos debatidos.

A Reunião serviu também para apresentar a mais recente linha de produtos Fertiberia Tech, o Nutrifluid IMPULSE, adubos líquidos de elevada eficácia destinados à fertirrigação de todas as culturas ao ar livre e em estufa. Estes adubos são formulados com a inovadora e exclusiva tecnologia eON que funciona como um impulsor energético que permite uma melhor resposta das cultura ao aumentar a reserva energética das plantas.

Durante a apresentação, João Castro Pinto, Engenheiro Responsável do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da ADP, apresentou vários resultados de ensaios que comprovam que o olival superintensivo e outras culturas adubadas com Nutrifluid IMPULSE, resultam em plantas com melhor desenvolvimento vegetativo, originando aumentos de produção e de rendimento para o agricultor.

Para João Castro Pinto, “a reunião com os principais olivicultores do Alentejo foi, sem dúvida, fulcral para se falar sobre a importância da rega eficiente e da fertirrigação. Enquanto empresa que investe e acredita na inovação como chave para o sucesso, acreditamos que a solução que apresentámos aos agricultores é a mais eficiente e a que demonstra melhores resultados.”

Uma informação

Comentários