publicado a: 2022-10-24

Amendoal e proteção dos polinizadores em destaque na minissérie da TVI/CNN ‘A vida dos alimentos'

A amêndoa é o tema do 5º episódio ‘A vida dos alimentos', transmitido na CNN Portugal. A reportagem mostra que Portugal está na linha da frente da inovação na cultura da amêndoa, com pomares modernos e rentáveis, onde os recursos naturais água e solo são geridos de forma eficiente com o mínimo impacto no meio ambiente.

Patrícia Cotrim, diretora executiva da Nogam, explica como é mantida e incrementada a biodiversidade nos amendoais da empresa através das margens multifuncionais Operation Pollinator da Syngenta. Os polinizadores e outras espécies de insetos benéficos encontram refúgio e alimento nestes corredores verdes floridos, que são verdadeiros oásis de biodiversidade.

Neste episódio também ficamos a saber que os produtores de amêndoa encontram na Ciência um aliado para otimizar os ecossistemas agrícolas e a qualidade do produto final. A entomóloga Silvia Castro, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, revela como são avaliados o impacto e a magnitude das margens multifuncionais Operation Pollinator na comunidade de polinizadores e os serviços que estes prestam ao amendoal na empresa Veracruz.

Promover a biodiversidade na agricultura é um dos pilares para um mundo e um sistema alimentar mais sustentáveis. A Syngenta, no âmbito do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável ‘The Good Growth Plan’, tem em curso há mais de uma década o programa Operation Pollinator.

Em parceria com os agricultores, a companhia lançou sementes de biodiversidade em milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo, através de margens multifuncionais que servem de refúgio e de alimento para os insetos polinizadores, contribuindo para a produção de mais e melhores alimentos, protegendo o solo e estimulando a biodiversidade. Em Portugal, várias empresas agrícolas de referência, como a Nogam e a Veracruz, aderiram ao Operation Pollinator, porque tal como a Syngenta acreditam no poder da aliança entre agricultura e biodiversidade.

“Acreditamos em estabelecer parcerias para maximizar o impacto rumo a um sistema alimentar cada vez mais sustentável, e sabemos ser imprescindível comunicar com os consumidores sobre a forma como se produzem os alimentos, em Portugal e na Europa, com a máxima segurança e o mínimo impacto nos ecossistemas”, afirma Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability na Syngenta em Portugal, a propósito da parceria da companhia com o programa 'A vida dos alimentos', coproduzido pela CAP-Confederação dos Agricultores de Portugal.

Assista aqui ao 5º episódio ‘A vida dos alimentos': https://tviplayer.iol.pt/programa/a-vida-dos-alimentos/633713790cf26256cd382f91/video/6354143e0cf2ea367d548ffa

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas agro-tecnológicas líderes a nível mundial, composta por Syngenta Proteção das Culturas e Syngenta Sementes. A nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo de forma segura, enquanto cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através da Ciência e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. As nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam um melhor uso dos recursos agrícolas limitados. Syngenta Proteção das Culturas e Syngenta Sementes fazem parte do Grupo Syngenta com 49.000 colaboradores em mais de 100 países, trabalhando para transformar a forma como se produzem as culturas agrícolas. Através das nossas parcerias, colaborações e do nosso programa de compromissos com a agricultura sustentável Good Growth Plan 2.0 ® comprometemo-nos a acelerar a inovação para os agricultores e a natureza, trabalhamos para uma agricultura neutra em carbono, ajudando as pessoas a manterem-se seguras e saudáveis, e estabelecendo parcerias para maximizar o impacto.

Para mais informações consulte www.syngenta.pt e www.goodgrowthplan.com

Siga-nos no Youtube, Twitter ou Facebook

Visite o nosso blog Alimentar com Inovação

Comentários